antivírus AVG torna inoperantes computadores com o Windows 7 de 64 bits

Uma atualização automática do antivírus AVG torna inoperantes computadores com o Windows 7 de 64 bits. Um bug no antivírus faz o PC reiniciar infinitas vezes. 

A falha afeta tanto a versão paga quanto a gratuita do AVG, mas só em máquinas que possuem o Windows 7 de 64 bits. Tive esse problema num dos meus computadores. Ao ligá-lo, o AVG apresentou uma mensagem dizendo que ele devia ser reiniciado. Depois de concluída essa operação, o computador deixou de funcionar. Assim que o sistema operacional era carregado, ele reiniciava novamente. Isso se repetia indefinidamente, mesmo quando a partida era feita em modo de segurança ou no prompt de comando. Assim, ficou impossível usar o micro.

A AVG reconhece a culpa. Ela diz que a atualização (número 3292) tem um bug sério. Em sistemas de 64 bits, ele instala arquivos incorretos que levam ao reinício infinito. A AVG diz que já removeu a atualização problemática dos servidores. Assim, quem não a recebeu está salvo. Já quem teve essa atualização instalada no micro (um processo que, na configuração padrão, acontece automaticamente), terá de consertar o estrago. Se o micro já foi reiniciado depois da instalação, o conserto é trabalhoso.

No meu caso, segui o caminho recomendado pela AVG, que é usar um CD ou pen drive de recuperação criado especialmente para corrigir a falha. Naturalmente, é preciso usar outro computador para baixar o conteúdo do disco do site da AVG. A versão para pen drive, que usei, tem 148 MB. É um arquivo Zip que deve ser descompactado numa pasta do segundo computador. Um programa contido nesse arquivo (setup.exe) grava os arquivos necessários no pen drive. Depois, é preciso espetar esse pen drive no computador com problemas para dar a partida. Em geral, isso exige entrar na configuração da Bios para habilitar a partida via pen drive. O “disco” de recuperação usa uma versão enxuta do Linux para fazer o computador funcionar. Depois, roda uma rotina que conserta o estrago causado pelo antivírus.

sac@vendeonline.com.br

Créditos: http://info.abril.com.br/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: